ASSOCIAÇÃO DE PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO
Imagem de Enc. Mafalda Lourenço
REUNIÃO DE REPRESENTANTES DE TURMA - 9 JUNHO
por Enc. Mafalda Lourenço - Terça, 30 Maio 2017, 15:44
 

 
Imagem de Enc. Mafalda Lourenço
VISITA DE ESTUDO À ESCOLA DA PONTE
por Enc. Mafalda Lourenço - Sexta, 28 Abril 2017, 16:24
 

Caros Associados e Encarregados de Educação,

Conforme anunciámos publicamente, ontem dia 27 de Abril, tivemos a oportunidade de visitar a Escola da Ponte, integrando uma comitiva constituída por Vereadores, elementos da Coordenação de Educação da Câmara Municipal, Conselho Municipal de Educação, representante das Juntas de freguesia, direcções do Agrupamentos de Escolas, docentes, auxiliares de educação, representantes das Associações de Pais e Encarregados de Educação.

Uma iniciativa que foi acolhida e operacionalizada em parceria com o Munícipio, a quem agradecemos a imediata disponibilidade e proactividade.

Assim, com o objectivo de conhecer in loco a Escola Pública,  que muitos apelidam de "Conto de Fadas", embarcamos na viagem e percorridos muitas centenas de kilómetros descobrimos na recondida localidade de Negrelos (Santo Tirso) uma história diferente com um desfecho surpreendente: A escola impossível afinal existe e funciona !

Fomos recebidos pelos alunos (afinal é escola é deles), que conduziram a visita do princípio ao fim, foram eles que nos mostraram os espaços e explicaram como tudo funciona.

Não há turmas, anos ou ciclos nem aulas expositivas, "furos" ou testes de avaliação. A escola organiza-se em Núcleos de Projeto (Iniciação, Consolidação e Aprofundamento) e todos os alunos são tutoriados nas suas aprendizagens e coadjuvados pela presença de dois professores na sala, com respeito pela sua individualidade e autonomia.

Constatámos também que a democraticidade, a promoção da autonomia e da consciência cívica dos alunos, é conseguida através do seu envolvimento activo no processo de aprendizagem (é o aluno que define o seu plano quinzenal e diário de estudo e regista no dispositivo JÁ SEI que está preparado para ser avaliado).

A responsabilidade de gestão da escola também cabe aos alunos. Todos tem um papel a desempenhar e assumem tarefas, tanto na tomada de decisões (Assembleia de Escola semanal à sexta-feira), como na organização das actividades, evidenciando-se que são os alunos que cuidam e fazem a gestão de todos os materiais (que são partilhados e valorizados por todos) e dos conflitos e problemas entre pares (os cacifos não têm cadeados e os problemas são resolvidos pela Comissão de Ajuda constituída por alunos)

O espírito de camaradagem, interajuda e co-responsabilização e o estreito envolvimento dos pais na escola são particulariedades que se destacam e que tivemos oportunidade de observar.

Os pais e restante comunidade educativa fazem parte do Conselho de Direção da escola (actualmente presidido por um encarregado de educação) e o Conselho de Pais/Encarregados de Educação é a fonte principal de legitimação do Projeto e o órgão de apelo para a resolução dos problemas que não encontrem solução nos demais patamares de decisão da Escola.

Os pais participam nos órgãos de gestão, nas decisões e nas Assembleias de Escola e quinzenalmente subscrevem o plano de aprendizagem dos seus educandos, o que para a coordenadora com quem tivemos oportunidade de falar no final da visita é um dos pontos fortes e diferenciadores do projecto e que impulsiona os sucessos alcançados e a continuidade do mesmo.

 

Sem prejuízo de com os demais intervenientes fazermos o balanço da visita, retirando expectavelmente ilações práticas, apresentando e recolhendo propostas, podemos desde já afirmar que o exemplo da Escola da Ponte demonstra que é possível concretizar a mudança de paradigma da educação na escola pública, onde o respeito pelos interesses dos alunos, a promoção da sua autonomia e cidadania e a participação dos pais seja a pedra de toque fundamental.

Em jeito de conclusão constatámos nesta visita de estudo que não há impossíveis e quando se quer arranja-se forma.

Continuaremos como sempre empenhados e disponíveis para participar activamente na escola, valorizando o papel e a motivação dos professores e demais parceiros da comunidade educativa na promoção e melhoria das aprendizagens dos nossos educandos.

 

Mafalda de Taborda Lourenço

Presidente da Direcção

Assoc. Pais Agrup. Escolas D.Lourenço Vicente

 
Imagem de Enc. Mafalda Lourenço
MISSÃO CUMPRIDA - BOMBEIROS POR 5 DIAS
por Enc. Mafalda Lourenço - Segunda, 17 Abril 2017, 19:52
 

Realizou-se na primeira semana de férias da Páscoa a terceira edição dos Bombeiros por 5 dias, em que 60 alunos do Agrupamento  vivenviaram o dia-o-dia do Quartel dos Bombeiros da Lourinhã e apreenderam o espírito e missão dos Soldados da paz.

Todos concluiram com aproveitamento e mérito a formação de BOMBEIRO JUNIOR e durante 5 dias tornaram-se Mini-Especialistas em técnicas de Salvamento e Desencarceramento; Socorrismo; Comunicações, Incêndios Urbanos, Industriais e Incêndios Florestais.

A actividade incluiu ainda uma pernoita no Quartel onde foram chamados de emergência para acorrer a um acidente com vítimas em estado grave e combater um incêndio, e as refeições foram este ano aprimoradas e confeccionadas nas instalações do Quartel.

Veja aqui em apenas 1m e 34 s o trailer de uma semana inesquecível.

 

 
Imagem de Enc. Mafalda Lourenço
Light It Up Blue - Sensibilização do Autismo
por Enc. Mafalda Lourenço - Terça, 4 Abril 2017, 17:00
 

Light It Up Blue na LOURINHÃ


O dia 2 de Abril é o Dia Mundial da consciencialização do Autismo (criado pela ONU em 2007)  e foi o dia em que monumentos e edifícios por todo o mundo se iluminaram de azul para despertar sobre o Autismo.

Dos Estados Unidos da América à Europa, da Ásia a África e de lés-a-lés também em Portugal, podemos encontrar fotos dos locais mais emblemáticos, da Casa Branca às Pirâmides do Egipto todos acesos de azul.

Este ano a Associação de Pais D. Lourenço Vicente, conseguiu com o valoroso apoio da LUFTEC iluminar de azul a Igreja do Castelo que do seu altaneiro protege a Vila da Lourinhã e que durante o mês de abril aquecerá especialmente o coração das 11 famílias do nosso Agrupamento de Escolas e de todas as outras no nosso concelho que vivem com o Autismo todos os dias do ano.

Mas, mudar a cor da Igreja é mais do que um acto simbólico de empatia, é contribuir para que as conversas em torno da nova iluminação possam ter um efeito em cadeia,  deitando abaixo os preconceitos e promovendo a inclusão de quem não comunica ou interage socialmente como os demais e alertar -sobretudo- para a importância da intervenção precoce.

Ao acender uma luz iluminamos consciências e sensibilizamos corações, na esperança que as crianças, jovens e adultos com este espectro possam também elas ser monumentos de superação e brilhar.

Ajude a divulgar esta luz sorriso 

Partilhe a nossa publicação, as fotos e o video AQUI

#LightItUpBlue

#DiaMundialdoAutismo

#AssocPaisDLourencoVicente
#ApoioParticipacaoEducacaoEmpenho

 
Imagem de Enc. Mafalda Lourenço
ILUMINAR DE AZUL - Consciencialização do Autismo
por Enc. Mafalda Lourenço - Sexta, 31 Março 2017, 17:09
 

No próximo dia 2 de Abril (Domingo) é o Dia Mundial da Consciencialização do Autismo, e a Associação de Pais do Agrupamento D. Lourenço (Lourinhã) vai dar voz e visibilidade à temática, promovendo durante o mês de Abril diversas actividades junto dos alunos do 1' ciclo, nas AEC's de que é promotora, no intuito de sensibilizar a comunidade escolar e apoiar famílias e crianças portadoras de espectro de autismo, que partilham a dificuldade de comunicação.

Paralelamente e com o objetivo de chamar à atenção da população para a condição que, em Portugal, afeta entre cinco a 12 crianças, em cada dez mil, por ano, contando o Agrupamento de escolas com 11 alunos, a Associação de Pais recolheu as devidas autorizações e com o apoio da empresa LUFTEC

a emblemática e histórica Igreja do Castelo na Capital dos dinossauros vai iluminar-se de azul

estando a cerimónia simbólica agendada para Domingo pelas 19h45.

A Lourinhã junta-se assim ao movimento global "Light It Up Blue” / “Iluminar de Azul” onde por todo o mundo e também em Portugal monumentos e edifícios icónicos brilham em tons de azul para fazer lembrar que devemos aceitar as diferenças e que as crianças autistas conseguem ser felizes e brilhar com o amor das suas famílias, vizinhos, professores e colegas.

 

 

 
Imagem de Enc. Mafalda Lourenço
Reunião Representantes de Turma
por Enc. Mafalda Lourenço - Quarta, 29 Março 2017, 10:20
 

 
Imagem de Enc. Mafalda Lourenço
PAIS E BOLOS AMIGOS - PROTOCOLO LOURINIUS
por Enc. Mafalda Lourenço - Sexta, 17 Março 2017, 23:27
 

No nosso Agrupamento é sobejamente conhecido o caso de um aluno que infelizmente tem uma alergia alimentar ao leite e ovo muito grave, e que não pode quer por ingestão quer por contacto cutâneo ou inalação estar em contacto e na presença dos ditos alimentos ou vestígios, que poderão desencadear reacções alérgicas graves e colocar a sua vida em risco.

A referida condição é pois desafiante quer para o Agrupamento quer para a comunidade escolar, pois basta atentar que uma simples festa com um bolo de aniversário representa um risco para a saúde da criança.

Contudo os Colegas, Pais e Educadora da turma deste menino têm sabido estar à altura do desafio, mostrando que existem soluções e alternativas que promovem com naturalidade e sem inconvenientes a inclusão.

Assim, dando corpo à necessidade e solidariedade que o caso exige e com o intuito de ajudar e facilitar a vida aos pais nesta incrível e desafiante aventura de criar crianças felizes,  a Associação de Pais conseguiu formalizar um protocolo com a pastelaria Lourinius, em que todos os pais da turma terão um desconto especial de 20% nas encomendas de bolos de aniversário AMIGOS (sem alergénicos de origem animal, sem ovos ou leite) confeccionados com utensílios devidamente esterilizados e com produtos biológicos de elevada qualidade, mais saudáveis e igualmente deliciosos, que não representam qualquer constragimento à presença do aluno na sala, na altura de cantar os parabéns com os amigos.

Estes BOLOS AMIGOS confecionados com a arte e assinatura do medalhado Chefe Pasteleiro Pedro Ferreira (responsável pela marca PASTEIS DE PORTUGAL) contam com a sua mão cheia de solidariedade e com a grande doçura dos encarregados de educação, que nesta escola dão um precioso e inestimável exemplo de inclusão, empatia e amizade, a ser seguramente imitado noutras escolas e concelhos.

  

 

 
Imagem de Enc. Mafalda Lourenço
VAGAS ESGOTADAS - Bombeiros por 5 dias
por Enc. Mafalda Lourenço - Sexta, 17 Março 2017, 23:06
 

 

As vagas para o campo de férias da Páscoa nos Bombeiros Voluntários Da Lourinhã encontram-se esgotadas!!
Todos os alunos e pais receberam (para os contactos fornecidos) confirmação de admissão e instruções de recrutamento

 
Imagem de Enc. Mafalda Lourenço
INSCRIÇÕES ABERTAS - BOMBEIROS POR 5 DIAS
por Enc. Mafalda Lourenço - Terça, 7 Março 2017, 10:32
 

 
Imagem de Enc. Mafalda Lourenço
ENCONTROS DE EDUCAÇÃO DA LOURINHÃ - A Escola da Ponte
por Enc. Mafalda Lourenço - Sexta, 17 Fevereiro 2017, 20:17
 

As Associações de Pais do Agrupamento de Escolas da Lourinhã e do Agrupamento de Escolas D.Lourenço Vicente voltam a organizar mais um Encontro de Educação da Lourinhã, para re-pensar a Escola, desta vez sobre o projecto diferenciado da ESCOLA DA PONTE.

Um encontro para construirmos pontes e aprender com outras experiências.

A sessão é dirigida a toda a comunidade educativa e de entrada livre.

Participe!

 
Seguir para a frente de Calendário

Calendário

Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab
    1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31   

Chave de eventos