ASSOCIAÇÃO DE PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO
Imagem de Enc. Mafalda Lourenço
Reunião Representantes de Turma
por Enc. Mafalda Lourenço - Quarta, 29 Março 2017, 10:20
 

 
Imagem de Enc. Mafalda Lourenço
PAIS E BOLOS AMIGOS - PROTOCOLO LOURINIUS
por Enc. Mafalda Lourenço - Sexta, 17 Março 2017, 23:27
 

No nosso Agrupamento é sobejamente conhecido o caso de um aluno que infelizmente tem uma alergia alimentar ao leite e ovo muito grave, e que não pode quer por ingestão quer por contacto cutâneo ou inalação estar em contacto e na presença dos ditos alimentos ou vestígios, que poderão desencadear reacções alérgicas graves e colocar a sua vida em risco.

A referida condição é pois desafiante quer para o Agrupamento quer para a comunidade escolar, pois basta atentar que uma simples festa com um bolo de aniversário representa um risco para a saúde da criança.

Contudo os Colegas, Pais e Educadora da turma deste menino têm sabido estar à altura do desafio, mostrando que existem soluções e alternativas que promovem com naturalidade e sem inconvenientes a inclusão.

Assim, dando corpo à necessidade e solidariedade que o caso exige e com o intuito de ajudar e facilitar a vida aos pais nesta incrível e desafiante aventura de criar crianças felizes,  a Associação de Pais conseguiu formalizar um protocolo com a pastelaria Lourinius, em que todos os pais da turma terão um desconto especial de 20% nas encomendas de bolos de aniversário AMIGOS (sem alergénicos de origem animal, sem ovos ou leite) confeccionados com utensílios devidamente esterilizados e com produtos biológicos de elevada qualidade, mais saudáveis e igualmente deliciosos, que não representam qualquer constragimento à presença do aluno na sala, na altura de cantar os parabéns com os amigos.

Estes BOLOS AMIGOS confecionados com a arte e assinatura do medalhado Chefe Pasteleiro Pedro Ferreira (responsável pela marca PASTEIS DE PORTUGAL) contam com a sua mão cheia de solidariedade e com a grande doçura dos encarregados de educação, que nesta escola dão um precioso e inestimável exemplo de inclusão, empatia e amizade, a ser seguramente imitado noutras escolas e concelhos.

  

 

 
Imagem de Enc. Mafalda Lourenço
VAGAS ESGOTADAS - Bombeiros por 5 dias
por Enc. Mafalda Lourenço - Sexta, 17 Março 2017, 23:06
 

 

As vagas para o campo de férias da Páscoa nos Bombeiros Voluntários Da Lourinhã encontram-se esgotadas!!
Todos os alunos e pais receberam (para os contactos fornecidos) confirmação de admissão e instruções de recrutamento

 
Imagem de Enc. Mafalda Lourenço
INSCRIÇÕES ABERTAS - BOMBEIROS POR 5 DIAS
por Enc. Mafalda Lourenço - Terça, 7 Março 2017, 10:32
 

 
Imagem de Enc. Mafalda Lourenço
ENCONTROS DE EDUCAÇÃO DA LOURINHÃ - A Escola da Ponte
por Enc. Mafalda Lourenço - Sexta, 17 Fevereiro 2017, 20:17
 

As Associações de Pais do Agrupamento de Escolas da Lourinhã e do Agrupamento de Escolas D.Lourenço Vicente voltam a organizar mais um Encontro de Educação da Lourinhã, para re-pensar a Escola, desta vez sobre o projecto diferenciado da ESCOLA DA PONTE.

Um encontro para construirmos pontes e aprender com outras experiências.

A sessão é dirigida a toda a comunidade educativa e de entrada livre.

Participe!

 
Imagem de Enc. Mafalda Lourenço
BOMBEIRO POR 5 DIAS - o trailer 2017
por Enc. Mafalda Lourenço - Sexta, 17 Fevereiro 2017, 20:06
 

MAIS INFORMAÇÕES: Clicar AQUI

para ver o Trailer 2017: Clicar AQUI

 
Imagem de Enc. Mafalda Lourenço
NOVO RECREIO NA PRAIA DA AREIA BRANCA
por Enc. Mafalda Lourenço - Quinta, 15 Dezembro 2016, 23:16
 

O novo recreio da Escola da Praia da Areia Branca, a proposta mais votada na 2ª edição do Orçamento Participativo da União de freguesias de Lourinhã e Atalaia (2015), foi inaugurado oficialmente no passado dia 7 de dezembro de 2016, numa cerimónia que contou com a presença dos antigos alunos do 4ºano que também participaram e dinamizaram o projecto apresentado pela Encarregada de Educação e Presidente da Associação de Pais, Mafalda de Taborda Lourenço.

O logotipo da escola, agora presente na sua fachada é da autoria da professora Guida Venâncio.

A Associação de pais regoziga-se com a execução desta obra e com os méritos do Orçamento Participativo, que permitiu mobilizar a comunidade educativa e local em torno de uma necessidade e valência importante "o direito a brincar" .

Se "o recreio da escola é o espelho da escola", a da Praia da Areia Branca já tem outro brilho !!

espreite AQUI as fotos do novo recreio e subscreva o nosso blog por e-mail

 
Imagem de Enc. Mafalda Lourenço
PETIÇÃO PÚBLICA POR AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA-SEDE
por Enc. Mafalda Lourenço - Sábado, 26 Novembro 2016, 19:23
 

A ASSOCIAÇÃO DE PAIS  lança uma PETIÇÃO PÚBLICA dirigida à Câmara Municipal da Lourinhã para que esta apoie a solução apresentada pelo Departamento de Educação Física e possibilite  com a máxima urgência a prática -ainda que parcial- de EDUCAÇÃO FÍSICA dos alunos da EB 23 da Lourinhã, enquanto o prometido Pavilhão não for uma realidade.

Porque o sucesso é um desporto colectivo, a Associação de Pais convida todos os professores, encarregados de educação e alunos a subscrever a petição, cujo texto se transcreve e que pode ser assinada AQUI

 

"ALGUNS FACTOS:
Em 2007 a Câmara Municipal da Lourinhã decidiu (pela Carta Educativa) construir uma nova escola de 2 e 3 ciclo na aldeia de Miragaia, afim de poder encerrar a velha Escola Dr. João das Regras na Vila da Lourinhã que se encontrava extremamente degradada e não tinha as condições mínimas, dignas e exigíveis a um estabelecimento de ensino, razões pela quais em 2009 declinou receber a gestão da mesma.
Em 2013 foram iniciados pela Edilidade os procedimentos administrativos com vista à construção da nova escola, tendo a mesma sido concluída e entrado em funcionamento em setembro de 2015.
Em consequência, os alunos do 2 º e 3º ciclo da área territorial de influência das freguesias de Lourinhã, Ribamar, Santa Bárbara e Vimeiro que pertencem ao Agrupamento D. Lourenço Vicente foram transferidos para a Escola Dr. Afonso Rodrigues Pereira, que passou a ser a "nova" ESCOLA-SEDE

Um edifício com 25 anos de idade; cujas instalações carecem de profunda intervenção e melhoramentos, e que desde a sua construção NÃO DISPÕE DE UM PAVILHÃO GNIMODESPORTIVO para a prática cabal da disciplina de Educação Física.

O PROBLEMA:
Assim, conforme era há muitos anos consabido e apesar dos sucessivos e atempados alertas da Associação de Pais, os alunos do 2º e 3º ciclo da sede do concelho deixaram no ano lectivo de 2015/2016 de poderem dispôr de condições logísticas para a aprendizagem de modalidades integradas no currículo da disciplina de educação física, sendo que quando chove ficam privados das aulas, já que não existe espaço no interior do edifício que permita a prática de quaisquer outras actividades.

Uma situação lamentável, que não promove a saúde, bem-estar e a igualdade de oportunidades dos alunos que estudam na sede do concelho, e que perdurará enquanto a prometida solução definitiva de requalificação das contíguas "piscinas municipais" em pavilhão municipal não estiver concretizada.

A SOLUÇÃO:
Ora, o Departamento de Educação Física, fruto da sua responsabilidade e elevado profissionalismo, afim de evitar que os alunos percam mais um ano lectivo: propôs no corrente ano lectivo, à Direcção do Agrupamento e apresentou em Conselho Geral uma proposta de solução transitória que consistiria em que as aulas de Educação Física de dois tempos (90m) pudessem ter lugar no Pavilhão da Casa do Povo (um edifício arrendado ao Município da Lourinhã e reabilitado pela Câmara em 2013), que o Agrupamento sempre dispôs e que se encontra a pouco mais de 450 metros da escola-sede.

Uma solução intermédia que não foi no imediato acolhida, tendo por justificação que o Agrupamento não dispõe de funcionários que possam eventualmente acompanhar os trajectos com os professores ou permanecer no pavilhão no decorrer das aulas.

O PEDIDO:
Assim, sendo a saúde e a sua cabal promoção a matriz do projecto educativo do Município da Lourinhã, deverá a Câmara Municipal da Lourinhã apoiar e colaborar activamente com o Agrupamento e seus professores na concretização das soluções que promovam o bem-estar e superior interesse dos alunos, dispondo-se a suportar os encargos necessários (e no caso pouco expressivos atento o custo já suportado pelo pavilhão e sua recente reabilitação) para possibilitar a prática parcial dos tempos lectivos de educação física pelos alunos nos termos preconizados pelos seus professores.

O que se solicita com urgência, pois os nossos alunos e educandos jamais poderão voltar atrás e aproveitar as oportunidades perdidas"

 
Imagem de Enc. Mafalda Lourenço
REFEIÇÕES ESCOLARES - INFORMAÇÃO AOS PAIS
por Enc. Mafalda Lourenço - Quarta, 16 Novembro 2016, 12:07
 

O fornecimento de refeições escolares às crianças dos estabelecimentos de educação pré -escolar e do ensino básico é da competência e responsabilidade das Câmaras Municipais.

 

Para os anos lectivos 2016/2017 e 2017/2018 o Município da Lourinhã em Março de 2016 (ao abrigo do Acordo Quadro de Refeições Escolares da Central de Compras daOeste CIM) lançou um procedimento contratual para a aquisição  de refeições escolares e demais serviços associados, em que se dispunha a pagar €925.809,00 (IVA incluído)

O serviço de confecção e fornecimento de refeições escolares foi em Julho de 2016 adjudicado à empresa denominada Agrupamento Complementar de Empresas Ica e Nordigal pelo preço de €789.272,32 (IVA incluído)


Em 19 de outubro 2016 após insistências várias, viemos finalmente a ter acesso ao Caderno de Encargos e respectivos anexos, que nos permite continuar a monitorizar as refeições, sindicando os serviços prestados pela empresa contratada.

Atento os diversos pedidos que nos têm chegado por parte de encarregados de educação, divulgamos estes e outros documentos de informação pertinente e eminentemente pública do interesse dos pais, no menu lateral do nosso blog em http://apeeaedlv.blogs.sapo.pt/, numa nova área dedicada às REFEIÇÕES ESCOLARES, onde poderá aceder

A Associação de Pais continuará -como sempre- a colaborar com o Municipio na monitorização da confecção e fornecimento  das refeições, enveredando esforços conjuntos, para que na confecção das refeições servidas aos nossos educandos se utilize produtos frescos e alimentos de primeira categoria, que os almoços primem pela boa apresentação e que a ementa seja variada e nutricionalmente equilibrada.

 
Imagem de Enc. Mafalda Lourenço
NOVOS ÓRGÃOS SOCIAIS
por Enc. Mafalda Lourenço - Quarta, 16 Novembro 2016, 12:02
 


Realizou-se no dia 28 de outubro a Assembleia Geral da Associação de Pais do Agrupamento D.Lourenço Vicente, de cuja ordem de trabalhos se destaca a eleição por unanimidade e tomada de posse para os órgãos sociais, dos elementos da Lista A, cuja composição é a seguinte:

ASSEMBLEIA GERAL

 

Nuno Sampaio

Presidente

Carla Susana Carvalho

1ª secretária

Vera Fragoso

2º secretária

José Francisco Santos

suplente

DIRECÇÃO

 

Mafalda de Taborda Lourenço

Presidente

Patrícia Rodrigues Pereira

Vice-Presidente

Carla Susana Guedes

Secretária

Tânia Oliveira Martins

Tesoureira

Maria Ester Andrade e Silva

Vogal

Ana Isabel Gregório

Vogal

Ana Rita Eterno Abelho

Vogal

Rui Miguel Santos

suplente

Sílvia Pinela

suplente

Sofia Rubina Fernandes

suplente

Susana Cláudia Alfaiate dos Santos

suplente

CONSELHO FISCAL

 

Hernâni Santos

Presidente

Maria João Sousa

Vogal

Fernanda Ascensão Silva

Vogal

João José da Silva Serra

suplente


Ainda no decorrer da Assembleia foi aprovado também por unanimidade o Relatório de Atividades e Contas de 2015/2016 da Direcção cessante; a alteração da sede da AP para Escola Básica do 2º e 3º Ciclo sita na Avenida de Angola, Lourinhã e a proposta de manutenção da quota facultativa em três euros para o ano letivo 2016/2017.

A Direcção da Associação de Pais continuará a envidar esforços junto dos diversos parceiros educativos, no sentido de contribuir para um cada vez maior sucesso educativo do Agrupamento, destacando as seguintes linhas de ação no corrente mandato:

  • Mobilizar os Pais e Encarregados de Educação para uma maior participação na vida dos seus educandos e da Escola.
  • Acompanhar o cumprimento e valorizar o Projeto educativo do Agrupamento APRENDER PARA A VIDA.
  • Promover espaços de reflexão e debate.
  • Continuar a estreitar relações entre a Associação de Pais e os Pais e Encarregados de Educação.
  • Auscultar as opiniões/anseios dos Pais e Encarregados de Educação e assumi-las em Conselho Geral e Conselho Municipal da Educação.
  • Contribuir para a melhoria das instalações escolares, refeitórios, salas de aula e espaços exteriores das escolas.
  • Sugerir e alertar para aspetos educativos, pedagógicos e disciplinares.
  • Acompanhar e monitorizar o fornecimento de refeições escolares, continuando a pugnar pela sua qualidade.

Permanecendo, como sempre, disponível para responder aos desafios que se lhe colocam, em prol de cada um dos alunos do Agrupamento, e contando –como sempre- com a colaboração de todos os agentes da comunidade educativa.

A Associação de Pais, certa que pais informados serão melhores educadores, convida todos os seus associados e encarregados de educação a subscrever as suas publicações no BLOG http://apeeaedlv.blogs.sapo.pt/ bastando para tanto introduzir o seu e-mail.

BOM ANO LETIVO !

 
Seguir para a frente de Próximos eventos

Próximos eventos

Não há eventos próximos
Seguir para a frente de Navegação

Navegação

Seguir para a frente de Calendário

Calendário

Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab
      1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 Hoje Quinta, 30 Março 30 31  

Chave de eventos